Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

João Paulo Félix Atleta

João Paulo Félix Atleta

03
Out18

António Lopes - "O meu ilustre convidado de honra"

mesa_reflexoeseviagens

 

António Lopes (AL) é um homem que adora correr, faz quase sempre dois treinos por dia. É um rolador nato (RN).  Para além da participação em Provas “desenha” as suas próprias “Corridas-Aventura”. É autor do Blog “Hobalhamadeus”.

 

Blog – Bom dia António, é provavelmente a última Entrevista que vou fazer depois desta descida (risos)

 

AL – Não, não (risos)

 

Blog – Fazes quase sempre dois treinos por dia?

 

AL – À hora do almoço e, por vezes, de manhã outras vezes à noite depende do tempo disponível das coisas que tenho para fazer e da resposta do corpo como é evidente.

 

Blog - Acabaste as “24h Portugal” em Vale de Cambra este ano superaste a marca do ano passado. Fala-me um bocadinho dessa Prova…

 

AL – É uma Prova que é um bocado mal entendida pela maioria das pessoas que costumam correr porque é uma prova em circuito fechado num Parque Urbano num circuito de 2,130k quem diz isso diz “estes gajos são malucos” então andam 24h à volta, à volta, à volta, à volta. É uma Prova que trabalha essencialmente com a parte psicológica não é só o corpo, é claro, que é preciso treino mas a parte psicológica tem que ser muito, muito forte. São muitas horas, muito esforço, e um grande orgulho ao sentir que se terminou. Posso dizer que é das provas que mais gosto! É uma Prova de resistência, de endurance, de ultra endurance …

 

Blog – Para o ano estás lá?

 

AL- Já está! Já disse ao João Paulo Meixedo e ao Vitor Dias. Tenho o meu Dorsal reservado que é o “13”.

 

Blog – É o número da sorte…

 

AL- É um número agradável, é um número simpático que eu gosto, e é uma Prova muito boa. É uma das Provas que me vêm as lágrimas aos olhos, assim como o final de uma Maratona de Estrada eu fico quase sem reacção com aquilo.

 

Blog – Corres quantos quilómetros por semana contando treinos e Provas?

 

AL – Por semana não sei precisar bem mas faço uma média de 330, 340k mensais. Há meses que faço um bocadinho mais outros faço um bocadinho menos depende um bocadinho da intenção, às vezes, também da vontade mas temos que contrariar a vontade.

 

Blog – Mas tens muita vontade…

 

AL – (risos) isto não é só pensar que se faz!

 

Blog – Então e quando tens menos vontade como é que fazes?

 

AL – Ontem fiz um treino de manhã que não tinha absolutamente vontade nenhuma, tinha sono, estava moído, queria descansar, mas descansar porquê se eu posso ir correr, então fui correr, fui fazer um treinozinho.

 

Blog – Esse truque é bom! Enganar o cérebro que é: “o ter que ir em vez de posso ir”. Isso por vezes é uma dica muito importante.

 

AL – Claro que não devemos descurar o próprio corpo, temos que senti-lo e compreende-lo forçosamente, é uma espécie, é chamado um forcing, dar um empurrão.

 

Blog – António qual é o teu próximo Desafio?

 

AL – O meu próximo Desafio com mais visibilidade dia 21 de Outubro o Ultra Trail da Rota Vicentina de 59k vai de Santiago do Cacém a Porto Covo apanha a Rota Vicentina digo já que é uma rota fantástica, maravilhosa com uma vista marítima e aquelas arribas são simplesmente fantásticas.

 

Blog – E essa é a Prova de Outubro, a grande Ultra?

 

AL – Sim, é! Não tenho nada programado a não ser trails, tenho uma Prova programada no fim deste mês em Alpiarça com 30k uma Prova com amigos.

37418482_1675961482533534_3455245337877282816_o.jp

Blog – Nesses sentido alias… tens um lado descontraído…

 

AL – Sim, sim, gosto principalmente de me sentir bem, gosto muito de correr, não estou preocupado em grandes tempos. Gosto, de chegar no final feliz, sentir-me muito bem, sentir que o meu dever foi cumprido, terminar a Prova bem de saúde. Principalmente, conviver com os amigos e, conhecer novos amigos também, dar umas palavras dar umas conversas, partilhar emoções, e vivências

 

Blog – Fazes parte da Equipa do Sport Clube da Glória do Ribatejo Secção de Trail Running. Neste momento é uma Equipa com quantos elementos?

 

AL – Com todos os elementos integrantes uns participam mais em Provas outros um bocadinho menos somos 28 (vinte e oito) elementos.

 

Blog – Grande Equipa! Também organizam duas Provas: os 10k da Glória em Dezembro e o Trail.

 

AL – O Trail da Glória do Ribatejo normalmente em Abril, Maio, depende… vamos consolidar mais a data para não perder a chamada dos atletas e a vontade…

 

Blog – Uma data fixa?

 

AL – Uma data fixa, para não andar a mudar muito.

 

Blog – Falaste numa série de qualidades que tens e de coisas que gostas na relação com o desporto e com os outros. Quais são as características que mais admiras num atleta?

 

AL – A humidade, principalmente a humildade.

 

Blog – Pergunto também se tens Atletas que são uma inspiração para ti?

 

AL – Eu tenho dois. Não é chamar-lhes Atletas fetiche mas que admiro muito. São duas pessoas que mantenho uma grande admiração mesmo sem os que conhecer pessoalmente:  é o João Oliveira, uma fantástica máquina de rolar, e o Carlos Sá, tanto a empresa dele que é o Carlos Sá Eventos, como as Provas que ele tem feito e a promoção de Portugal. Acho duas pessoas fantásticas!

 

Blog – Voltando aos amigos… tens feito muitos amigos no Pelotão?

 

AL – Tenho, tenho…

 

Blog – És uma pessoa que estás ligado ao Desporto, gostas de correr e fazes diversos tipo de Provas e é aí que aparece o teu blog é uma bocadinho esta perspectiva… esta tua paixão o Blog “Hobalhamadeus

 

AL – Sim, é uma espécie de divulgação da minha prestação e da Prova em si e da zona em que é inserida, seja em Portugal, ou não, embora não seja muito internacional tenho meia dúzia de Provas em Espanha.

 

Blog – Qual é o principal objectivo do teu Blog?

 

AL – O principal objectivo do meu Blog é dar a conhecer as principais características da Prova e o esforço e a alegria que dá em começar a projetar a ida para uma Prova o percurso todo em que se começa a mentalizar o ir, o levantar dorsais, o correr, o falar com este com aquele…

 

Blog – Fazes uma crónica?

 

AL – Sim, é uma crónica da Prova em si onde eu me incluo. É escrito na 1ª pessoa como é evidente!

 

Blog – Neste momento estás a participar noutro Projecto que é o…

 

AL – Fui convidado por amigo que mantém uma Página Desportiva que é o - tardedesportivasantarém.worldpress.com - que fala sobre o desporto em geral mas que não tinha nada sobre Trail Running então ele embora, curiosamente, não me conheça pessoalmente (o Facebook tem destas coisas tem coisas boas também), convidou-me se eu queria participar na Página e escrever uns artigos e eu disse: “sim senhor, terei muito gosto!”. Propôs-me escrever semanalmente uma Crónica sobre o Trail Running sobre a Corrida de Estrada, outras características de superações, de incentivos, a história em si.

 

Blog – O último artigo é especialmente técnico…

(nota: o último artigo aborda a temática da suplementação)

 

AL – Foi! É um bocado é uma área que as pessoas descuidam um bocado qual o tema?). É necessário alguma pesquisa (como é evidente!), aliada ao conhecimento próprio.

 

Blog – Vais lendo, vais estudando…

 

AL – Sim.

 

Blog – E o “Hobalhamadeus”?

 

AL – Tenho tido reciprocidade, o pessoal falam, dizem: “eh pá, o artigo é engraçado e assim e tal”, e falo em engraçado porque até hoje não tive opiniões negativas.

 

Blog – Que outros hobbies é que tens para além do desporto?

 

AL – Passear sempre que posso com a família. Escrever estou ligeiramente afastado não esquecido e ler muito, leio muito, muito, mesmo muito.

 

Blog – E que obras é que gostas de ler?

 

AL – Eu comecei a ler os thrillers basicamente de escritores nórdicos que têm uma característica de escrita muito intensa e agora passei uma bocado para uma característica de mais aventura, uma aventura adulta com sinais, códigos, descobertas um bocado assim nessa de Dan Brown e James Rollins normalmente fazem-nos viajar, projecta-nos.

 

Blog – Numa palavra só “o que significa a corrida para ti?”

 

AL – Alegria.

IMG_20180813_230224.jpg

 

Blog – Fala-me mais um bocadinho de ti…

 

AL – De mim para além de tudo o que se falou o que é que eu posso dizer… sou militar de carreira, sou casado, tenho uma filha, gosto muito dos meus amigos…

 

Blog – Idade?

 

AL – A minha?

 

Blog – Sim?

 

AL –Tenho 47 anos, muito perto dos 48. Gosto, como sabem, essencialmente do convivo com amigos e da partilha de experiências. Acho uma coisa fundamental e que se tem perdido ao longo do tempo. Tenho pena de não conseguir fazer mais, acho que as 24h por dia por vezes não chegam para as coisas que gostaria de fazer

 

Blog – Qual a Prova que um dia gostarias de participar? Um sonho de Prova?

 

AL – Um sonho de Prova?

 

Blog – Sim, ou uma Prova de sonho (risos)

 

AL – (risos) Curiosamente, nunca pensei muito nisso mas uma das coisas que não me está a fascinar ainda muito, e já escrevi sobre isso, é a chamada meca do Trail o Ultra Trail do Monte Branco. Acho uma zona fantástica de sonho espiritualmente ainda não me está a puxar ainda para lá. Tenho curiosidade de fazer uma prova ou uma Aventura das minhas aí por volta dos 200k para sentir o corpo, para ver a resposta que o corpo dá.

 

Blog – No Monte Branco?

 

AL – Não, não…. Algures.

 

Blog – Fizeste há pouco tempo… ligaste o Granho, onde vives, ao Cabo Carvoeiro. Que tal essa experiência?

 

AL – Foi a 2ª experiência de uma série de Aventuras que quero manter fazer entre treinos e entre provas assim o tempo e o corpo o permita que ronda entre os 70 e os 100k. Não são grandes Aventuras mas também não são pequenas Aventuras.

 

Blog – São grandes, nem sempre só a distância define a Aventura…

 

AL – Evidente, são Aventuras feitas em autonomia total, sem apoio nenhum, em que  parto sozinho… por acaso na última vez cheguei acompanhado por amigo que acompanhou-me nos últimos kilómetros nesta Aventura de 91.

 

Blog – Tive pena de não conseguir acompanhar-te!

 

AL – Tinhas-me dito! Este tipo de Aventuras fazem-nos sonhar e fazem-nos sentir que não estamos sós no mundo apesar das horas sozinho, apesar de falares com certos transeuntes e pessoas que estão à beira da estrada.

 

Blog – E apoio, vi que recebeste muito apoio…

 

AL – sim, curiosamente sem conhecerem-me, algumas mensagens que recebi algumas fui vendo pelo caminho não tive tempo de responder, como é evidente, mesmo na estrada, às vezes pensas que as pessoas não são receptivas a este tipo de movimentações…

 

Blog – Mas acabam por ser…

 

AL – Têm provado o contrário, acabam por ser…

 

Blog – As pessoas, por vezes, também projectam um bocadinho delas neste tipo de Aventuras, provavelmente, aquilo que também gostariam de fazer.

 

AL –Sim, acredito, não a Corrida em si mas a coragem de fazer algo fora da normalidade… digamos assim.

 

Blog – Qual a próxima Aventura?

 

AL  - A próxima Aventura não está… embora tenho um esboço…

 

Blog – Conta lá um bocadinho, só um bocadinho…

 

AL – Não sei se foi pela chegada a um dos Cabos de Portugal tenho uma certa curiosidade de fazer mais um Cabo. Da minha casa do Granho, provavelmente, ao Cabo da Roca a distância é mais ou menos a mesma noventa e tal 100k em autonomia total, divertir-me e chegar bem ao final.

 

Blog – E será para o Inverno?

 

AL – Em Dezembro tenho uma Prova ou outra pequena e vou fazer outra Aventura.

 

Blog - Queres acrescentar mais alguma coisa?

 

AL – Não estou a pensar assim em mais nada… agradeço a entrevista!

 

Blog – Eu é que agradeço!

 

AL – E especialmente a companhia, é sempre um privilégio fazer um pequeno treino contigo, por a conversa em dia, promover o teu Blog.

 

Blog – Obrigado!

 

AL – Obrigado eu Félix!

 

Blog – Desejo muita sorte e que continues com esse espirito: fazeres coisas novas, Desafios, Provas, isso é muito importante fazeres amigos e gozar as coisas.

 

AL – Enquanto houver saúde, espirito, tudo se consegue.

 

received_1951073208249007.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D