Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

João Paulo Félix Atleta

João Paulo Félix Atleta

26
Ago18

Entrevista - Hélder Jorge Silva

mesa_reflexoeseviagens

Hélder Jorge Silva é Ultramaratonista e tem o sonho de concluir o UTMB (Ultra Trail do Monte Branco) na distância de 120k. É o fundador do “Mirandela a Correr”.

 

Blog – Quais são os teus hobbies preferidos?

 

HJS – Os meus hobbies preferidos neste momento é a Corrida.

 

Blog – E para além da Corrida?

 

HJS – E para além da Corrida pouco mais tenho, é mais um pouco caminhada aqui por estes trilhos.

 

Blog – Onde?

 

HJS – Pelos PR´s do Vale do Tua e aqui do PR de Mirandela para Frechas são os trilhos que ando mais e na nossa Serra – Serra dos Passos - que é o meu local de eleição de treino.

 

Blog - Além da corrida que desportos é que gostas?

 

HJS – Para além da corrida gosto de futebol só que, ultimamente, estou um pouco desencantado e à 3 anos para cá ligo pouco ao futebol.

 

Blog- Como é que aparece o sonho do Monte Branco na tua vida?

 

HJS – O sonho do Monte Branco apareceu após a corrida de Sicó. Ali houve qualquer coisa… fazer algo e conhecer um pouco, muita coisa que não conheço na Europa… vai ser em corrida mas vou ter a hipótese de passar em França, Itália e Suíça.

 

Louzantrail.jpg

   

Blog – Esta prova tem quantos participantes?

 

HJS – O Monte Branco nas modalidades todas são 8000 atletas e o TDS com 1600.

 

Blog – A Prova tem quantos kilómetros?

 

HJS – 120k com 7100m acumulado positivo.

 

Blog – Vai ser um grande desafio?

 

HJS – Como sabes tenho este sonho e à 2 anos para cá venho a trabalhar para esta prova com treinos estruturados. É o colminar de uma coisa que sempre quis. Era um menino de asfalto e fiquei a adorar o trail que é uma modalidade realmente bonita.

 

Blog- Falaste em treinos estruturados: tens treinador?

 

HJS – Sim, os meus treinos eram um bocado por acaso hoje fazia 10k amanhã fazia 20 e houve uma fase que comecei a ficar com algumas lesões, algumas contraturas, e houve a necessidade de alguém que me orientasse nos treinos e que encontrei o José Carlos que me ajudou até ao culminar desta Prova que será o Monte Branco.

 

Blog – Qual foi a Prova que mais gostaste?

 

HJS – A Prova que adorei fazer foi Sicó não pelo seu enquadramento mas sim pela distância aquela coisa de nos superarmos e ficou-me gravado na memória e depois tive outras que encantou-me ao nível dessa foi a da Lousã pela paisagem.

 

Blog – Qual a distância das Provas?

 

HJS – Sicó com 111k e a Lousã com 60k.

 

Blog – Tens alguns ídolos no Trail? Atletas que são uma referência para ti?

 

HJS – Não, sinceramente não tenho essas referências… Sou 1 elemento do povo no meio do trail por assim dizer a força do trail está na moldura humana nas pessoas todas em si e não só num atleta ou 2.

 

Blog – Imagina que depois de ler a tua Entrevista uma pessoa começa a correr. Que conselhos e que gostarias de dar?

 

HJS – Em 1º lugar experimentar esta modalidade com algumas cautelas e uma evolução gradual. E outro conselho que daria era preparem-se convenientemente e terem algumas cautelas a fazerem os trails.

 

Blog – Treinas quantas horas por semana?

 

HJS – Neste momento estou a treinar 7 a 8 h por semana.

 

Blog – Tens algum dia de descanso?

 

HJS – Tenho sempre 1 dia descanso que será sempre à sexta-feira. Depois tenho treinos com cargas mais elevadas outros com menos carga

 

Blog – Consoante a Prova que estás a preparar?

 

HJS – Exacto. Neste caso do TDS como é uma prova com algum desnível positivo os treinos são calculados em função disso. Por exemplo, tem 1 desnível 60m ao km muito parecido ao que vou encontrar na Prova.

 

Blog – Criaste o Grupo “Mirandela a Correr”: Há quanto tempo?

 

HJS – Vai fazer 1 ano em Setembro. E isto começou tudo, os meus treinos eram sempre 1 bocadinho solitários… temos sempre a tendência em ter algum grupo, termos mais força e foi com um amigo e que surgiu estas conversas começamos por fazer uns treinos pelas ruas de Mirandela e a passar a palavra a outros atletas e aqui surgiu este movimento que é o “Mirandela a Correr” que está a dar os seus primeiros passos mas eu acho que está a dar passos seguros.

Foto capa.jpg

 

 

Blog – Neste momento há quantas pessoas a treinar?

 

HJS – depende, neste momento há cerca de 20 a 25 pessoas.

 

Blog – E já organizaram  uma Prova - como se chama?

 

HJS – Foi o 1º Trail Nocturno da Cidade de Mirandela com a Confraria do Srº do Amparo. Foi uma prova bonita, foi um bom bocado que se passou aqui.

 

Blog- Voltando à questão da Motivação onde é que vais buscar motivação para concretizares os objectivos? Trabalhas, tens uma vida profissional activa como é que consegues conciliar com a vida familiar?

 

HJS – Isto é aquilo que gosto de fazer para além do laboral é onde me sinto bem é o meu refúgio, a corrida passa por aí é o sitio aonde… é o sitio onde consigo estar a conversar comigo mesmo estar a pensar nas coisas, é aquele bocado que eu sei que vou estar na serra, vou estar a correr a fazer algo que gosto.

 

Blog – Queres deixar alguma mensagem?

 

HJS – A única mensagem que gostava de deixar é que as pessoas se sintam livres, que façam aquilo que realmente lhes dê energia e, saiam um bocadinho da rotina do dia a dia seja a correr ou a caminhar. Foi isto que eu descobri na corrida, realmente, estar um bocadinho comigo a trabalhar nos meus objectivos…

 

Blog – Numa palavra só “A Corrida é…”

 

HJS –Vida

 

Blog – Quero desejar-te toda a sorte do mundo para concretizares esse teu sonho e que seja o 1º de muito

 

HJS – Obrigado, por essas palavras!

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D