Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

João Paulo Félix Atleta

João Paulo Félix Atleta

24
Set18

Nelson Barreiros - "O meu ilustre convidado de honra"

mesa_reflexoeseviagens

 

Nelson Barreiros (NB) além de ser um homem de grande coração é um atleta muito dedicado, muito focado.

 

Blog - Como é que apareceu a corrida na tua vida?

 

NB – A corrida apareceu pelo percurso que estava a fazer de perda de peso que começou com caminhadas, depois caminhadas intercaladas com a corrida, e depois começou a corrida e a paixão pela corrida… a 1ª prova de 7km, 10km a Meia…

 

Blog – Qual foi a 1ª Prova?

 

NB – Foi os 7km, a mini maratona, os 7km da Ponte 25 de Abril

 

Blog – A partir daí não paraste mais foi sempre a subir…

 

NB – Sim, comecei em 2010, os 10k da Corrida do Tejo, depois em 2012 a 1ª Meia Maratona, em 2013 a 1ª Maratona.

 

2006_o inicio.jpg

  

Blog – Fazes outro trabalho em volta da Corrida? Não te dedicas só à Corrida propriamente dita, fazes ginásio, bicicleta, caminhas…

 

NB – Sim, alongamentos, o reforço muscular. O alongamento é essencial como complemento da corrida. Agora estou com uma lesão provocada pela falta de reforço muscular, um déficit de reforço na perna esquerda, um déficit de trabalho muscular, e agora estou a apostar muito no trabalho muscular, no reforço muscular para ter uma base consistente para evitar mais lesões no futuro.

 

Blog – Qual o próximo objectivo?

 

NB – A Maratona de Paris em Abril de 2019.

 

Blog – Uma Prova com muitos Atletas?

 

NB – Sim, 50 000 mil pessoas no sítio onde nasci. Uma promessa feita aos meus pais quando fizemos uma viagem a Paris para conhecer o sítio onde tinha nascido quando passei no centro de Paris disse “um dia venho aqui fazer a Maratona”. Foi há 4 anos, está na hora de cumprir a promessa.

 

Blog – Normalmente treinas quantos kms por semana?

 

NB – Depende muito do treino que estou a fazer. Quando treino para a Maratona no topo da preparação numa semana treino 70 a 80 kms.

 

Blog – Mais ginásio, mais natação…

 

NB –Sim, descanso 1 dia, 5 treinos por semana e 1 de reforço muscular.

 

Blog – Fazes muitos amigos no Desporto?

 

NB –Sim, o meu Clube é o NucleOeiras é um Clube formador de jovens que pega em jovens de bairros problemáticos e coloca-os a fazer desporto.

 

Blog – Quantos jovens é que estão no Clube?

 

NB – Cerca de 80 e saem para o Sporting  e para outros clubes maiores. Grande clube formador. Um grande trabalho do Paulo Dias treinador que dedica a vida a essa paixão pela Corrida e à formação… e venho para aqui. Aliás, 90% dos meus amigos do Facebook são das Corridas e isso diz tudo.

 

Blog – Esse trabalho que o teu clube faz é um trabalho muito importante inserir esses jovens…

 

NB – Devia de ser um caso de estudo para o Estado. Olhar para este exemplo e multiplicar este exemplo pelo País. O meio fundo cada vez tem menos atletas de topo.

 

Blog – Tens um lado muito solidário: uma pessoa muito humana, dedicada aos outros, corres por causas, este ano tens corrido pelo “Claramente Asperger” da Rita Nolasco. Fala-me um bocadinho dessa experiência...

 

NB – Correr por uma Causa é completamente diferente… eu fui fazer a 1ª Prova pelo “Claramente Asperger” no Estrangeiro - a Maratona de Sevilha - e correr por uma Causa dá-te aquela energia extra, aquela força extra quando quebras. Fui com pouca preparação, tinha estado lesionado, mas tinha-me comprometido fazer a prova. Fui lá e quebrei ao quilómetro 40 e o correr por uma causa muda tudo, é um compromisso que temos e muda tudo. Tem sido um prazer correr pelo “Claramente Asperger” e ajudar outras pessoas a concretizar os sonhos como tivemos o ano passado os “Homens da Maratona” – o João Ferreira e o Francisco Penim. Fui lá dar uma ajudinha para eles concretizarem o sonho de fazerem a maratona. Agora tenho outro Projecto que são sete mulheres muito ocupadas, mulheres de família, maioritariamente mães com uma agenda muito ocupada que estão a treinar para fazerem a sua 1ª maratona em 2019. São as “Mulheres da Maratona 2019”.

 

Blog – Tu és o obreiro?

 

NB – Sim, tive a ideia.

 

Blog –Gostas muito de ajudar os outros!

 

NB –Sim, houve alturas em que me ajudaram a concretizarem os sonhos agora está na altura de ajudar os outros. O sonho vai ser em Outubro de 2019 chegar com aquelas sete mulheres ao Terreiro do Paço e cortar a meta. Vai ser um momento único para elas e para mim. Tinha a ideia de convidar a minha irmã mas faltava um grupo que a motivasse, que fizessem que umas se apoiassem às outras. É um projecto a dois anos para terem tempo para prepararem como deve ser, ganharem alguma bagagem pois fazer uma maratona não é assim tão simples quanto isso.

 

Blog – Quais os hobbies que tens para além das Corridas?

 

NB – As corridas ocupam-me muito tempo…

 

Blog – Mas fazes voluntariado…

 

NB – Ah, sim, não estava a considerar com um hobbie porque considero uma missão ajudar os outros no Hospital S. Francisco de Xavier na Liga de Amigos. Estou lá há 4 anos e para mim é muito importante aquele trabalho que faço de ajudar os outros, ajudar quem não tem ninguém. Saio de lá sempre de alma cheia. Recebo muito mais do que aquilo que dou. Tenho o compromisso de ir lá semanalmente um dia ajudar. Vou fazer os jantares ou os almoços.

Voluntariado.jpg

 

Blog – Voltando ao desporto… Quais são para ti os Atletas de referência? Pode não ser só no atletismo…

 

NB – Carlos Lopes! Sempre foi o meu atleta preferido. Aquela Maratona de Los Angeles nos Jogos Olímpicos. Cada vez que penso na Maratona vem sempre a ideia de Carlos Lopes, um dos melhores atletas portugueses.

 

Blog – Em relação à Maratona de Paris qual o teu objectivo?

 

NB – A Maratona de Paris não é muito fácil de bater recordes…

2013 primeira maratona.jpg

Blog – És muito focado nos tempos…

 

NB – Sim, o meu objectivo é sempre fazer melhor, cada vez melhor, para mim não há “impossíveis”

 

Blog – Estás mais focado na estrada? Dantes fazias uns trails… vais voltar a fazer uns trails?

 

NB – Sim, com este trabalho de reforço muscular estou a sentir-me cada vez mais forte a subir e é provável que volte. O último que fiz, o Trail do Sor, não correu lá muito bem (risos) com 40 e tal graus… aquilo foi muito duro. Acabei com os pés cozidos, completamente desfeito… desisti um bocadinho. Consigo motivar-me mais na estrada porque ando sempre atrás dos tempos, enquanto lá é pelo desafio. Em estrada estamos sempre a pensar em bater os 3:48 que é o meu record na maratona. Então estou mais focado para bater aquele tempo preciso de treinar “X” vezes por semana, fazer “X” kms e com a ajuda do meu treinador vamos conseguindo. Espero agora ter essas bases a nível do reforço muscular para voltar a competir a sério… competir contra mim próprio, não é contra ninguém

 

Blog – Uma história engraçada? Lembras-te de alguma?

 

NB – Na Meia da Golegã em que conheci o João Campos e duas atletas, duas atletas da Marinha, vínhamos os 3 no fim do pelotão… os 3 a curtir, os 3 não, os 4. Estava em baixo de forma, mas vínhamos a curtir na conversa…

 

Blog- Que valores é que associas à Corrida para além da solidariedade?

 

NB – A amizade, tenho grandes amigos na Corrida.

 

Blog – Numa única palavra “A Corrida é…”

 

NB – Vida.

 

Blog – Porquê?

 

NB – A Corrida salvou-me a vida os problemas de saúde que eu tinha senão fosse a paixão pela Corrida não sei como é que estaria agora. A Corrida para mim é a vida, salvou-me a vida.

 

Blog – Ajudou-te muito?

 

NB – Ajudou-me muito! Muito mais disponível para tudo… é outra vida, passar de 120kg para 77. Se não fosse a Corrida andava para aí todo atrofiado. 

comparação.jpg

 Blog – Outros assuntos que queiras falar?

 

NB – Um dos grandes objectivos que tenho agora é cativar pessoas para correr. O Grupo das Mulheres da Maratona 2019, tentar trazer mais gente para o desporto. É complicado trazer as pessoas… as pessoas é têm que descobrir… dar o click, é o social, é o convívio com os outros é a amizade. Os amigos da corrida a única coisa que querem de ti é a paixão pela corrida. Tens ali um amigo verdadeiro. É um prazer correr com eles, encontra-los nas provas. Tenho uma amiga que é a Paula Madeira. Não combinamos encontramo-nos e na prova no meio de uma multidão quando olho para o lado lá está a Paula Madeira.

 

Blog – Que é uma das “Mulheres da Maratona”…

 

NB – Que acabou de ser mãe agora e vai fazer a Maratona em 2019. Não tenho qualquer dúvida que a Paula Madeira vai fazer a Maratona em 2019, ela e todas as outras, não tenho qualquer dúvida. Todas com mais ou menos dificuldade, vamos todos chegar ao Terreiro do Paço. E depois da Maratona tenho um Projecto dos 50 anos

 

Blog – Fala um bocadinho desse Projecto…

 

NB – Vai ser um projecto, dia 2 Novembro de 2019 em que vou… isso é uma ideia que já várias pessoas fizeram, vai ser “50 anos, 50km com amigos”. Vai ser em Lisboa, vai passar por sítios que me dizem alguma coisa, sítios de infância, adolescência, o meu 1º trabalho, a minha 1ª casa, a Universidade. Vai partir de um ponto e acabar noutro e os amigos vão-se juntar a fazer 50k como tu vais fazer, outros vão fazer…

 

Blog – É um gosto, é um gosto, para mim é uma honra

 

NB – Uns fazem 2km, 3km outros 10km outros uma Meia Maratona, outros vão dar águas, outros vão só petiscar. Vai começar algures e vai acabar em minha casa com uma grande festa e é uma maneira de me distrair dos 50 anos e juntar os amigos à volta da corrida.

 

Blog – Muito obrigado pela Entrevista! Muitas felicidades!

 

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D